Parágrafo Novo

Autódromo Internacional de Cuiabá

Obra segue cronograma a risca e material aplicado segue normas internacionais

Por: Oliveira Júnior

Cuiabá

Começou dentro do prazo previsto o processo de pavimentação do circuito do Autódromo Internacional de Cuiabá. Em 21 de julho de 2025 o governador Mauro Mendes e o secretário estadual de esportes Davi Moura, vistoriaram o andamento da obra e se mostraram satisfeitos com o cumprimento do cronograma e o material empregado na pavimentação.

“A primeira camada de binder já aplicada, e logo na sequência já será aplicado o polímero, que no Brasil, só Interlagos tem”, explicou o piloto Reck Júnior, um dos envolvidos com o projeto. O polímero a que Reck se refere é o SBS (Estireno-Butadieno-Estireno), um dos polímeros mais utilizados na pavimentação de autódromos, conferindo alta elasticidade e resistência mecânica. 


O binder é um tipo de CBUQ, indicado para formar a camada de ligação da pavimentação. Isso se deve pelo fato de ter agregados minerais com maior diâmetro de graduação, maior porcentagem de vazios e menor porcentagem de material de enchimento (filler) e de ligante betuminoso. Essa camada intermediária de uma estrutura de pavimento asfáltico, também é chamada de camada de ligação e atua como uma ponte entre a base do pavimento e a camada de rolamento (capa asfáltica), garantindo aderência e resistência.

“A correta aplicação e especificação do binder são cruciais para a durabilidade e desempenho do pavimento. Um binder bem dimensionado e executado contribui para a redução de custos, pois pode otimizar a espessura da camada de rolamento. Garante a aderência, a distribuição de cargas e a flexibilidade da estrutura, contribuindo para a durabilidade e desempenho do pavimento”, disse um especialista consultado por A Gazeta.

Pelo cronograma da obra, até o final de outubro a pavimentação de estar concluída. Em seguida terão início as obras de arte, que envolvem arquibancadas, padocks, torre de cronometragem e boxes. Como todas essas estruturas serão pré-moldadas, a expectativa é de que o ritmo de conclusão e acabamento sejam acelerados; porém, para a prova inaugural, prevista para novembro, com uma prova noturna de Stock Car, ainda deverá ser usada uma estrutura provisória.

“Vamos concluir o kartódromo também com o mesmo material de pavimentação”, destacou Reck Jr.

O Autódromo Internacional de Cuiabá está sendo construído no Parque Novo Mato Grosso, que fica no Km da rodovia MT 251 (Cuiabá/Chapada).


Oliveira Júnior

14 de novembro de 2025
Apesar da estragos em parte da arquibancada, boxes escaparam intactos
13 de novembro de 2025
Piloto experimentou a velocidade na terra na pista do Bom Futuro
13 de novembro de 2025
Torcedores de outros estados foram supreendidos com encerramento das vendas
13 de novembro de 2025
No primeiro ano da "era SUV", equilíbrio e imprevisibilidade permanecem
13 de novembro de 2025
Pilotos experientes rasgaram elogios ao traçado do circuito e a estrutura
13 de novembro de 2025
Mato Grosso será representado pelo piloto Alex Chicati #518
13 de novembro de 2025
Diretor de prova alegou necessidade de ajustes, frustrando pilotos e imprensa
12 de novembro de 2025
Piloto cuiabano representa a cidade e conta o apoio da torcida
12 de novembro de 2025
Programação oficial começa nesta quarta e vai até a madrugada de domingo
12 de novembro de 2025
Piloto Mato-grossense correrá pela G Racing no Autódromo de Mato Grosso
Calor motivou iniciativa