Parágrafo Novo
O Rally Ecológico/2024 terá largada dia 30 de novembro, na histórica localidade de Passagem da Conceição, em Várzea Grande.
Situada no trecho mais encachoeirado do Cuiabá acima, Passagem da Conceição teve importante papel no transporte de mercadorias e pessoas e também é conhecida por uma antiga lenda da região: o Minhocão do Pari.
A origem da localidade remonta a 1813 quando o lavrador Manoel Antonio da Conceição, a quem chamavam simplesmente “Conceição”, ali se fixou, lavrando a terra e concedendo travessia para o outro lado do rio, a quantos o procuravam. Munido de uma canoa, dela se servia para ajuda ao “ganha-pão” que a lavoura lhe concedia, pois ali um porto natural encurtava as distâncias para a capital. A Passagem começou sua ascensão e o porto, tornou-se de trânsito obrigatório, uma vez que não havia a ligação pela BR-364 e a gente, em demanda do sertão e vice-versa, passou a circular pela Conceição.
Em 1910 foi construída a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, cuja imagem foi doada pelo Coronel Joaquim Cursino, um dos cuiabanos amigos de Passagem.
Desde os antigos pescadores, até os dias de hoje fala-se muito na lenda do “Minhocão do Pari”, que sempre foi tido como um ser maldoso que vira canoas pelo prazer de ver os pescadores se afogarem.
É nessa ambientação que pilotos e navegadores partirão rumo à zona rural do município, até a chegada na Rota do Peixe, em Bom Sucesso.
“Importante o rally ecológico divulgar essa história da Passagem da Conceição e o potencial turístico de nossa cidade, por isso apoiamos essa iniciativa pelo segundo ano”, destacou Charles Caetano, secretário de Turismo e Desenvolvimento Ecnômico de Várzea Grande.
“Desde 2021, quando fizemos a prova em Várzea Grande novamente, já havia o compromisso de voltarmos à cidade, e agora vamos fazer a Rota do Peixe”, declarou Luiz Galvan, presidente do Sportsmotor Clube de Automobilismo e diretor geral do Rally Ecológico.
O evento realizado desde 2002, passando por cidades como Rondonópolis, Campo Verde, Dom Aquino, Poconé, Chapada dos Guimarães, Cáceres, entre outras, reúne esporte, aventura, turismo, e sensibilização ambiental, com o plantio de mudas de árvores nativas da região, com o apoio do Programa Verde Novo, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
As inscrições para o Rally Ecológico estão abertas no site oficial: www.cronorally.com.br.
A 22ª Edição do Rally Ecológico de Regularidade é uma realização do Sportsmotor Clube, com supervisão da Faemt e CBA, apoio do Programa Verde Novo, Prefeitura Municipal de Várzea Grande, Reolon Seguros, Energisa, Elitte Multiserviços, D’Car Locadora, Postos Morada e Grupo Gazeta de Comunicação.