Parágrafo Novo
Autódromo Internacional de Cuiabá
Colheita: Venda de doces ajuda na manutenção de igreja

Por: Oliveira Júnior
A imagem que ilustra esta reportagem é emblemática. Agachado no morro onde está uma pequena igreja, na comunidade de Três Pedras, Distrito de Nossa Senhora da Guia, o piloto da categoria motos Ênio Soares, planta a muda de árvore 001 do 1º Rally Ecológico, disputado no ano de 2002.
Mal sabia o empresário goiano, radicado em Cuiabá desde a década de 1980, que 21 anos depois a sua mão ajudaria a florir um pomar gigantesco no local, e que as frutas produzidas ali, se transformariam em saborosos doces que ajudam a manter a igreja local.
Luiz Galvan, diretor geral do Rally Ecológico, se emociona ao relembrar a imagem histórica. “Imagine? como dimensionar o que plantamos no Estado nesses anos todos?”, declarou.
Pelas contas de Galvan, sem contar os anos em que a prova não foi disputada, foram plantadas e distribuídas cerca de 12 mil mudas em várias regiões do Estado. No primeiro ano a parceria foi o Ibama; depois vieram a Sema, as Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande e o Juizado Volante Ambiental (Juvam), que abraçou o projeto.
O Eco/23 - Rally da Meia Noite - terá seu lançamento no próximo dia 21, na Praça Santos Dumont, com nova distribuição de mudas de árvores, inclusive de caju anão.