Parágrafo Novo

Autódromo Internacional de Cuiabá

Equipe médica profissional trabalha para o socorro imediato

Por: Oliveira Júnior

Cuiabá


O automobilismo é um esporte de alto risco e os acidentes, uma hora ou outra podem ocorrer, mas para evitar que os danos sejam maiores que carenagens danificadas nas pistas, uma equipe médica profissional treina mensalmente para estar de prontidão nos circuitos: são os anjos da guarda das pistas.

Emergengista e cardiogolista, o médico Alexandre Rocha é um dos profissionais que atua nos autódromos durante as competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro de Autocross, que terá sua segunda etapa disputada no próximo dia 18, em Rio Verde-GO.

Atuando na função desde 2024 quando foi configurada a implantação da federação médica automobilística em Mato Grosso, o Dr Rocha se junta a outros 7 profissionais que se revezam no trabalho de plantão durante os eventos, além de uma estrutura local que conta com enfermeiros, ambulâncias, UTI’s móveis.

No seu dia a dia, Rocha também atua na sala de emergência do Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde e coordenada a equipe médica do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) em Cuiabá e Várzea Grande.

No próximo final de semana ele estará em Rio Verde ao lado do Dr Felizardo Paixão, cirurgião toráxico, pronto para atender os pilotos e o público que necessitem de socorro.

Rocha cita que apesar do pouco tempo de atuação da equipe médica, já ocorreram acidentes com fraturas de coluna, TCE (Traumatismo Craniano Encefálico) moderado, projeção de capacete, capotamentos, todos, felizmente sem maiores danos.

“Graças a habilidade a capacitação da nossa equipe que passa por um treinamento mensal, uma ou duas vezes por mês, vendo o que podemos melhorar a cada etapa”, ressalta.

Rocha é o chefe da equipe in loco, mas a equipe é comanda pelo Dr José Podanoski, que atua ao lado da esposa, a Dra Adriana.

Luciano Berté, do grupo de pilotos, informou que participou de uma reunião com a comissão médica, com o secretário de saúde de Rio Verde e ficou definida que além da presença de dois membros da comissão, um outro médico local estará a disposição, além das ambulâncias equipadas com UTI.

Piloto de Tangará da Serra, Rullyan Sampaio sofreu um acidente na etapa de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia e foi salvo pela equipe médica.

“Parabéns pela criação desses heróis que salvam vidas. Só quem já passou por algum apuro sabe a importância de tê-los conosco. Incrível a estrutura mobilizada. Sou muito grato por ter essa equipe na pista”, disse Rullyan, que detalhou o socorro.

“Eu tinha quebrado uma costela e não sabia. Rapidamente a equipe do Dr rocha me extraiu do carro, com segurança, me levaram para a ambulância onde foi constatada a fratura”, disse, para em seguida confirmar: “Se Deus quiser estarei em Rio Verde, já estou mexendo na Gaiola”.


Oliveira Júnior

14 de novembro de 2025
Circuito mato-grossense foi comparado ao milionário traçado do Bahrein
Por orlando oliveira 14 de novembro de 2025
A novidade é o número de praças novas ou que retornam ao cronograma
14 de novembro de 2025
Jornalistas, autoridades e convidados foram surprendidos com medida
14 de novembro de 2025
Calendário da próxima temporada inclui novíssimo Autódromo de Cuiabá
14 de novembro de 2025
Piloto representa Mato Grosso na categoria e compete sexta e sábado em Cuiabá
14 de novembro de 2025
Apesar da estragos em parte da arquibancada, boxes escaparam intactos
13 de novembro de 2025
Piloto experimentou a velocidade na terra na pista do Bom Futuro
13 de novembro de 2025
Torcedores de outros estados foram supreendidos com encerramento das vendas
13 de novembro de 2025
No primeiro ano da "era SUV", equilíbrio e imprevisibilidade permanecem
13 de novembro de 2025
Pilotos experientes rasgaram elogios ao traçado do circuito e a estrutura
Calor motivou iniciativa