Parágrafo Novo
Autódromo Internacional de Cuiabá
Circuito integra conjunto de obras do Parque Novo Mato Grosso

Oliveira Júnior
Editor
Pilotos de Mato Grosso foram convidados pelo Governo do Estado para testar o kartódromo do Parque Novo Mato Grosso e elogiaram o traçado principal, que ainda deve receber mais uma camada de massa asfáltica nos próximos dias.
Em postagem nas redes sociais o Governo afirma que se trata da “maior pista de kart da América do Sul”, com 1.153m de extensão, 17 curvas, com reta principal de 197m e 18 trajetos diferentes.
Segundo o Governo, 40 pilotos foram convidados para o ‘evento teste’, que estranhamente foi mantido em sigilo no último sábado.
As imagens divulgadas nas redes sociais mostram os pilotos acelerando no circuito, que ainda não tem boxes, torre de cronometragem, sala de imprensa, padock, etc obras que deverão ser implementadas até o final do ano.
A idéia é promover um evento nacional no mês de novembro para marcar a inauguração do circuito cuiabano.
Desde a demolição do kartódromo de Cuiabá, que ficava nos fundos do Residencial dos Trabalhadores atual Condomínio Alphaville os pilotos da Capital estavam competindo e treinando no acanhado kartódromo de Várzea Grande, que, apesar de histórico, vem sendo mantido pelos próprios pilotos com muitas dificuldades.
O novo kartódromo de Cuiabá está sendo construído pela MT PAR, em parceria com o Governo de Mato Grosso, na área doada pelo Grupo Bom Futuro e fica nas dependências do Parque Novo Mato Grosso, onde também está sendo construído o Autódromo Internacional de Mato Grosso.
O projeto contou com o assessoramento do piloto cuiabano Marcos Pereira (ex-campeão brasileiro de kart) e foi desenhado para receber provas internacionais, devendo passar por homologação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio da Comissão Nacional de Kart (CNK), presidida por Binho Carcasci. O custo inicial da obra está estimado em R$ 60 milhões.
Em entrevista exclusiva para A Gazeta, o piloto Marcos Pereira explicou como desenhou o traçado do circuito do Parque Novo Mato Grosso.
“Eu misturei um pouco das curvas que eu gostava, mas pensando também numa pista que deve ter vida, tem um circuito oval, um balão no meio, com muita opção de traçado. Dentro dele dá para fazer um kart indoor, e treinar as crianças”, ressalta Pereira.
Segundo Pereira, o desenho teve como inspiração as pistas de Interlagos e Florianópolis.
“As pistas modernas de hoje são assim, multiuso, antes a gente corria numa só. A principal característica que nenhuma tem é esse balão no meio dela que se conecta com todas as demais opções, é muito ousada e acho que fizeram 99% do que eu desenhei. Os pilotos que foram lá gostaram muito, eu particularmente nem fui, fiquei sabendo que até o governador esteve lá”, revelou o campeão.