Parágrafo Novo

Autódromo Internacional de Cuiabá

Mato Grosso será representado pelo piloto Alex Chicati #518

Cuiabá


Três semanas depois de estrear em Campo Grande, a Turismo Nacional segue em terras do Centro-Oeste brasileiro para adicionar mais um destino à sua trajetória. Entre 13 e 15 de novembro (quinta-feira a sábado), a categoria dos carros mais vendidos do país será uma das grandes atrações na inauguração da pista de Cuiabá, localizada no novíssimo Parque Novo Mato Grosso, construído pelo Governo do Estado para ser o maior centro multieventos da América Latina. Com corridas realizadas à noite, a Turismo Nacional vai conhecer os futuros donos dos títulos do Campeonato Sprint, com possibilidade de ver também a coroação dos novos campeões Overall. Longe da briga pelo título o cuiabano Alex Chicati representa Mato Grosso na competição. Ele fez a inscrição na tarde de quarta-feira.

As corridas noturnas em Cuiabá vão ser uma novidade e tanto para a BRB Stock Car Pro Series e o TCR South America Banco BRB, que também estarão em ação neste fim de semana na mesma pista. Mas a Turismo Nacional já correu em tais condições. Em 2018, nos primórdios da categoria, foi disputada uma etapa à noite em Interlagos. E na temporada 2025, o Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), chegou a receber uma prova com iluminação artificial.

Basicamente, a Turismo Nacional realiza corridas de dois tipos: as provas sprint, de curta duração, e as endurance, com três horas, formando dois campeonatos diferentes. Na soma dos pontos destes dois formatos, sai também o campeão geral (ou overall). Em Cuiabá será disputada a etapa final da Sprint, que também conta pontos para o Campeonato Overall.

A etapa de Cuiabá será a sétima da temporada 2025 da Turismo Nacional. Já foram realizadas uma corrida de endurance, em Cascavel, e rodadas do campeonato de provas curtas em Interlagos, Velopark, Velocitta, Cascavel e Campo Grande. Neste certame, o fim de semana no Mato Grosso vai definir os campeões sprint nas categorias A, B e também entre os ‘rookies’, os chamados estreantes inscritos na classe B.

Será uma etapa decisiva e com nada menos que 33 pilotos largando com chance de conquistar pelo menos um título no fim de semana. A grande quantidade de finalistas é atribuída à competitividade e equilíbrio que historicamente pautam a Turismo Nacional e também à pontuação dobrada em Cuiabá. Habitualmente, uma etapa sprint tem seis corridas, que distribuem 124 pontos, a rodada final colocará em jogo 248 tentos, além de pontos de bonificação pela pole position e volta mais rápida em cada uma das provas.


Todo mundo na briga — Matematicamente, são 15 os pilotos com possibilidade de conquistar o título Sprint na categoria A da Turismo Nacional nesta temporada. O líder do campeonato é Alexandre Bastos (Roger Racing), que em Campo Grande chegou a 405 pontos na tabela, mas viu a aproximação de João Cardoso (Auto Racing). O gaúcho faturou três vitórias no Mato Grosso do Sul e engrossou a luta pela taça, chegando a 379 tentos, apenas 26 a menos que o catarinense.

Seguem também com boas possibilidades Gabriel Moura (G Racing Motorsport), terceiro colocado com 322 pontos, seguido por Murilo Fiore (GS Sports), que alcançou 300 depois do fim de semana. Em ascensão no campeonato e vindo de vitórias em Cascavel e Campo Grande, Alberto Cattucci (CAR Racing) vai para a final Sprint com 297 pontos. Pouco mais atrás aparece a ‘dupla casca grossa’ formada pelos experientes Eduardo Fuentes e o bicampeão da Turismo Nacional, Wanderson Freitas. O duo da WC6 Motorsport tem 274 pontos, três a mais que Pablo Alves (Maranatha Racing), também vencedor no Mato Grosso do Sul. Pedro Bürger (WC6 Motorsport) e Lutianne Soares (Landerson Competições) estão empatados com 231 pontos e Guilherme Sirtoli (GS Sports) é o décimo da tabela, com 228.

Também com chances matemáticas estão Luiz Sena Jr. (G Racing Motorsport, 210 pontos), Daniel Nino (WC6 Motorsport, 189), Renzo Zambolini (CAR Racing, 172) e, por fim, Marcus Índio (GS Sports, 153 pontos).

Tudo indefinido — A categoria B também é muito equilibrada. Por exemplo, na etapa mais recente, em Campo Grande, essa divisão teve seis vencedores diferentes nas seis corridas disputadas. Com 255 pontos em jogo, somente 35 separam os dois primeiros colocados. Augusto Sangalli (Pein Competições) chegará a Cuiabá na condição de líder da tabela, posto que sustenta desde o começo da temporada, mas tem Nico Dall’Agnol (AGB Preparações) no seu encalço. O piloto vai ao Mato Grosso somando 324 tentos.

A pontuação dobrada mantém muita gente no ‘balaio’. Vencedores em Campo Grande, Adilson Jr. (CAR Racing, 298 pontos), Luiz Veras (G Racing Motorsport, 294) e Vasco Pedro (CAR Racing, 280), completam o top-5, seguidos bem de perto por Ale Xavier, outro representante da CAR Racing, com 255, enquanto o caçula do grid, Pietro Nalesso (Manzini), tem 255. Também do time liderado por Roberto Manzini, a dupla formada por Caio Cunha e Domenico Largura vai para a decisão em oitavo, com 248 pontos, enquanto Diego Lozov (CAR Racing) é o nono, com 227, e Neto Datti (Auto Racing) aparece em décimo, com 211.

A matemática inclui ainda José Neto (Brandão, 173 pontos), Guilherme Alves (Maranatha Racing, 155), Valmir Jr. (CAR Racing, 147), Paulo Fernando (Brandão, 147), Jairo Andrade (Baguá Racing, 145), Renata Camargo (Brandão, 129 pontos) e Rodrigo Gil (CAR Racing, 127) como postulantes ao título.

No campeonato à parte disputado pelos Rookies, são 13 os pilotos que vão à etapa inédita de Cuiabá com possibilidades de buscar o campeonato Sprint. Aí é Nico Dall’Agnol quem aparece na liderança da tabela, com 352 pontos, contra 319 de Luiz Veras e 305 de Vasco Pedro. Ale Xavier tem 302 e é o quarto, à frente de Adilson Jr., com 280, e de Pietro Nalesso, com 278, sendo eles os melhores colocados.


Cuiabá pode coroar campeões Overall — 2024 foi o primeiro ano em que a Turismo Nacional instituiu o formato que abrange três campeonatos: Sprint, Endurance e o Overall, que consiste na soma de todos os pontos somados ao longo do campeonato. O primeiro piloto a faturar o título geral na categoria A da TN foi um cuiabano: Ernani Kuhn, que também levantou os títulos Sprint e Endurance no ano passado. A conquista fez o mato-grossense ser o primeiro piloto da categoria a fazer jus ao prêmio para subir ao grid da Stock Light no ano seguinte. Hoje, Ernani é um dos postulantes ao título da categoria de acesso no campeonato entre os ‘rookies’ e vai ter a chance de estrear no grid do TCR South America Banco BRB correndo em casa..

Mesmo não sendo o palco da última etapa do calendário, Cuiabá pode ser o palco da coroação dos futuros campeões Overall das categorias A e B da Turismo Nacional. Neste caso, a matemática é simples: Alexandre Bastos e Augusto Sangalli podem confirmar o título Overall nas classes A e B, respectivamente, se terminarem a etapa do Mato Grosso com vantagem superior a 47 pontos para o vice-líder da tabela.

No momento, a vantagem de Xande para o segundo colocado Overall na categoria A, João Cardoso, é de 72 pontos (451 x 375). Na B, Sangalli lidera com 396, contra 321 de Nico Dall’Agnol, configurando assim uma diferença de 75 tentos.

Os futuros campeão e vice Overall A da Turismo Nacional em 2025 vão escalar o degrau para a sequência da escala evolutiva desenvolvida pela Vicar para alçar jovens talentos rumo à BRB Stock Car. O dono do título terá a prioridade de escolha e poderá optar por seguir sua trajetória no TCR South America Banco BRB ou na Stock Light em 2026, enquanto o vice-campeão ficará com a escolha restante. 

Ambos vão ascender de categoria com insumos e incentivos entregues como premiação pela promotora, além de uma bolsa mensal ao longo do ano que vem. Já o campeão Overall B receberá insumos e incentivos para subir para a categoria A na próxima temporada.

Agenda em Cuiabá — Em fim de semana singular para as categorias Vicar, Cuiabá receberá também etapas decisivas nos campeonatos da BRB Stock Car Pro Series, TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB. Para a Turismo Nacional, o cronograma oficial de atividades na pista de 4.500 metros de extensão e 13 curvas — alternando trechos de reta e curvas de média e baixa velocidades — começa na quinta-feira.

Será uma agenda completamente diferente ao habitual na categoria, já que as atividades de pista entre quinta-feira e sábado terão início do meio para a tarde e vão terminar no fim da noite, já na madrugada, aproveitando toda a estrutura de iluminação artificial da nova pista de Cuiabá, com 128 torres metálicas e um total de 768 refletores.

A TN inaugura suas ações no Mato Grosso às 16h30 (horário local, 17h30 de Brasília) do dia 13 de novembro. A programação do dia começa à tarde e vai varar a noite com três treinos livres. A definição do grid de largada será também em horário inédito: às 00h10 (horário local, ou 1h10 de Brasília), já no início de sexta-feira, com a sessão classificatória para a categoria A. Já a tomada de tempos da B começa logo depois, às 00h40 de Cuiabá.

Caberá à Turismo Nacional a honra de realizar a primeira corrida da história da pista de Cuiabá. O momento histórico vai acontecer às 17h10 de sexta-feira, na sequência de duas provas com duração de 18 minutos mais uma volta, cada. A competição que resgata o automobilismo raiz volta ao traçado cuiabano no fim da noite para mais duas corridas, começando às 23h30.

O sábado dos campeões da Turismo Nacional começa às 17h05 com a realização da Corrida 5 da etapa. A consagração dos futuros donos dos títulos Sprint, com possibilidade de confirmação dos novos campeões Overall, acontecerá na esteira da última prova do fim de semana, com largada às 23h10 (horário local, ou 00h10 de domingo pelo horário de Brasília).

A Turismo Nacional tem transmissão ao vivo por meio da emissora por assinatura BandSports, no próprio canal da categoria no YouTube e também no canal Esporte na Band no YouTube.

Programação em Cuiabá (horário local, GMT-4, uma hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília)*
Quinta-feira, 13 de novembro

16h30 – Turismo Nacional – Treino Livre 1
17h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Shakedown
17h25 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre Copa Trophy
17h55 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
18h40 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
19h20 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
20h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 1
21h20 – Turismo Nacional – Treino Livre 3
22h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
23h20 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 2
00h10 – Turismo Nacional – Classificação Categoria A
00h40 – Turismo Nacional – Classificação Categoria B

Sexta-feira, 14 de novembro
16h05 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Classificação
17h10 – Turismo Nacional – Corrida 1 (18 minutos + 1 volta)
17h40 – Turismo Nacional – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
18h25 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
19h20 – Visitação aos boxes
21h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
22h25 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
23h30 – Turismo Nacional – Corrida 3 (18 minutos + 1 volta)
00h00 – Turismo Nacional – Corrida 4 (18 minutos + 1 volta)

Sábado, 15 de novembro
17h05 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
17h55 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up
18h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
19h40 – Visitação aos boxes
21h40 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
23h10 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)
*sujeita a alterações

Turismo Nacional, temporada 2025
Campeonato Overall A (302 pontos em jogo)

1º Alexandre Bastos, 451 pontos
2º João Cardoso, 379
3º Gabriel Moura, 344
4º Murilo Fiore, 329
5º Alberto Cattucci, 327
6º Eduardo Fuentes/Wanderson Freitas, 281
7º Pablo Alves, 269
8º Pedro Bürger, 248
9º Lutianne Soares, 230
10º Guilherme Sirtoli, 229
11º Luiz Sena Jr., 222
12º Renzo Zambolini, 171
13º Beto Pontes, 96

Campeonato Overall B (302 pontos em jogo)
1º Augusto Sangalli, 396 pontos
2º Nico Dall’Agnol, 321
3º Luiz Veras, 318
4º Vasco Pedro, 306
5º Adilson Jr., 302
6º Ale Xavier, 279
7º Pietro Nalesso, 265
8º Caio Cunha/Domenico Largura, 249
9º Diego Lozov, 243
10º Neto Datti, 201
11º José Neto, 189
12º Paulo Fernando, 147
13º Jairo Andrade, 142
14º Renata Camargo, 129
15º Victor Manzini, 106

Campeonato Overall Rookies B (293 pontos)
1º Nico Dal’Agnol, 352 pontos
2º Luiz Veras, 342
3º Vasco Pedro, 331
4º Pietro Nalesso, 303
5º Ale Xavier, 291
6º Adilson Jr., 280
7º Neto Datti, 243
8º Diego Lozov, 203
9º Paulo Fernando, 186
10º Renata Camargo, 162
11º Caio Cunha, 136
12º Domenico Largura, 135

Campeonato Sprint A (255 pontos em jogo)
1º Alexandre Bastos, 405 pontos
2º João Cardoso, 379
3º Gabriel Moura, 322
4º Murilo Fiore, 300
5º Alberto Cattucci, 297
6º Eduardo Fuentes/Wanderson Freitas, 274
7º Pablo Alves, 271
8º Pedro Bürger, 231
9º Lutianne Soares, 231
10º Guilherme Sirtoli, 228
11º Luiz Sena Jr., 210
12º Daniel Nino, 189
13º Renzo Zambolini, 172
14º Marcus Índio, 153
15º André Bragantini Jr., 103
16º Beto Pontes, 97
17º Dorivaldo Gondra, 83
18º Raphael Teixeira, 62
19º Bruno Massa, 61
20º Lorran Lima, 52
21º Enzo Gianfratti, 40
22º Edson do Valle, 36
23º Ewerson Dias, 36
24º Enzo Falquete, 27
25º Luiz Fernando Dondoni, 20
26º Renato Braga, 20
27º Maurizio Sala, 19
28º Ricardo Raimundo, 18
29º Fabio Ebrahim, 13
30º José Vitte, 9
31º Mathias de Valle, 0


Campeonato Sprint B (255 pontos em jogo)

1º Augusto Sangalli, 359 pontos
2º Nico Dall’Agnol, 324
3º Adilson Jr., 298
4º Luiz Veras, 294
5º Vasco Pedro, 280
6º Ale Xavier, 277
7º Pietro Nalesso, 255
8º Caio Cunha/Domenico Largura, 248
9º Diego Lozov, 227
10º Neto Datti, 211
11º José Neto, 173
12º Guilherme Alves, 155
13º Valmir Jr., 147
14º Paulo Fernando, 147
15º Jairo Andrade, 145
16º Renata Camargo, 129
17º Rodrigo Gil, 127
18º Victor Manzini, 104
19º Marcel Jorand, 75
20º Bia Martins/Maria Luiza Bedin, 73
21º Edinardo Filho, 67
22º Victor Tieri, 61
23º Bruna Dias, 35
24º Samuel Damin/Terence Beringhs, 32
25º Richard Annunziata, 26
26º Hélio Brandão, 22
27º Felipe Martins/Douglas Mattos, 5


Campeonato Sprint Rookie B (248 pontos em jogo)

1º Nico Dall’Agnol, 352 pontos
2º Luiz Veras, 319
3º Vasco Pedro, 305
4º Ale Xavier, 302
5º Adilson Jr., 280
6º Pietro Nalesso, 278
7º Neto Datti, 233
8º Diego Lozov, 189
9º Paulo Fernando, 186
10º Guilherme Alves, 170
11º Renata Camargo, 158
12º Caio Cunha, 153
13º Domenico Largura, 125
14º Marcel Jorand, 91
15º Edinardo Filho, 80
16º Maria Luiza Bedin, 80
17º Rodrigo Gil, 74
18º Victor Tieri, 65
19º Valmir Jr., 43
20º Richard Annunziata, 34
21º Bia Martins, 28
22º Samuel Damin, 23
23º Hélio Brandão, 14
24º Terence Beringhs, 12
25º Douglas Mattos, 8
26º Felipe Martins, 0


Campeonato Sprint Sênior (248 pontos em jogo)
1º Beto Pontes, 440 pontos (campeão por antecipação)

2º Ewerson Dias, 128
3º Edson do Valle, 80
4º José Vitte, 22
5º Maurizio Sala, 22


Campeonato Endurance (47 pontos em jogo), decisão em Interlagos

1º Alexandre Bastos/Eduardo Berlanda, 46 pontos
2º Augusto Sangalli/Bernardo Cardoso, 37
3º Alberto Cattucci/Juninho Berlanda, 30
4º Murilo Fiore/Bruno Massa, 28
5º Vasco Pedro/Enzo Falquete, 26
6º Luiz Veras/Wilton Pena, 24
7º Gabriel Moura/João Bortoluzzi, 22
8º Daniel Nino/Diego Augusto, 20
9º Pedro Bürger/Thiago Riberi, 18
10º José Neto/Thiago Klein, 16
11º Diego Lozov/Rodrigo Gil, 14
12º Luiz Sena Jr./Enzo Gianfratti, 12
13º Neto Datti/Silas Passos, 10
14º Pietro Nalesso/André Nalesso, 8
15º Pablo Alves/Renato Braga, 6
16º Bia Martins/Maria Luiza Bedin, 4
17º Guilherme Sirtoli/Thiago Rizzo, 2
18º Beto Pontes/Beto Pontes Filho, 1
 


Calendário da temporada 2025
7ª etapa:
 16 de novembro, Cuiabá (MT) – Sprint
8ª etapa:
 14 de dezembro, Interlagos (SP) - Endurance


Oliveira Júnior

13 de novembro de 2025
No primeiro ano da "era SUV", equilíbrio e imprevisibilidade permanecem
13 de novembro de 2025
Pilotos experientes rasgaram elogios ao traçado do circuito e a estrutura
13 de novembro de 2025
Diretor de prova alegou necessidade de ajustes, frustrando pilotos e imprensa
12 de novembro de 2025
Piloto cuiabano representa a cidade e conta o apoio da torcida
12 de novembro de 2025
Programação oficial começa nesta quarta e vai até a madrugada de domingo
12 de novembro de 2025
Piloto Mato-grossense correrá pela G Racing no Autódromo de Mato Grosso
10 de novembro de 2025
Supercampeão das 500 Milhas de Indianápolis tem experiência em provas noturn as
9 de novembro de 2025
Diogo Moreira vence prova de Portugal e disparou na liderança
Por orlando oliveira 9 de novembro de 2025
Piloto perdeu 12 quilos para competir, ter menos peso e ser ainda mais rápido
9 de novembro de 2025
Piloto celebra título em Cuiabá na semana de seu aniversário
Calor motivou iniciativa