Parágrafo Novo
Pesquisa encomendada por uma revenda de veículos 4x4 no Brasil atestou o que os próprios donos dos veículos não sabiam: apesar de possuírem carros preparados para rodar em qualquer terreno, com tração nas quatro rodas, marcha reduzida, suspensão inteligente, e outros equipamentos, quase 90% deles nunca saíram do asfalto.
De posse dessa informação as montadoras resolveram criar eventos para ensinar os proprietários a usarem todos as funções do veículo, e isso inclui atravessar riachos, desafiar morros, trechos de lama, pedras e areia, e assim por adiante.
Esses passeios viraram febre em todo o País, mas são eventos estritamente comerciais. Já quando se fala em disputa, competição, meio ambiente, aventura e turismo, o primeiro nome que vem à cabeça dos motoristas é o Rally Ecológico. Criado em 2002, o evento surgiu com o objetivo de divulgar o potencial turístico de Mato Grosso, preservar o meio ambiente, com o plantio de mudas de árvores nativas e promover um final de semana de aventura entre os seus participantes.
As primeiras provas chegaram a ter três dias de duração, com 600 Km de trilhas, passando por regiões como o Pantanal (Poconé), Cáceres, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Campo Verde, Jaciara, Dom Aquino, entre outras. E o número de participantes crescia a cada ano, ancorado na pegada que une esporte, aventura e ação ambiental.
Com o passar de duas décadas os próprios participantes pediram para que o evento tivesse o trajeto reduzido, e, para atender aos fãs do off-road, a disputa se tornou uma prova de regularidade, com percursos mais enxutos e no máximo 5 horas de navegação.
Diretor técnico do Rally Ecológico, Haroldo Pires, que trabalha na cronometragem e levantamento de trilhas para rallys de vários eventos no País, como o Sertões, destaca o papel do Ecológico para o esporte. “O Ecológico é uma prova leve, feita para novatos, mas na categoria 4x4 Master os pilotos mais experientes se enfrentam numa disputa acirrada. A vantagem é que você pode ir a uma prova desse com o carro que você usa no seu dia a dia, sem qualquer preparação especial”, destaca.
E a imagem da foto acima retrata isso: uma família inteira, pai, mãe e as filhas, adesivando o carro, antes da largada, na Praça 8 de Abril, em Cuiabá, na prova do ano passado.
O Rally Ecológico/2024 terá largada dia 30/11 em Várzea Grande e tem patrocínio de Energisa, Reolon Seguros e apoio de Postos Morada, Ellite, Decar Locadora, Programa Verde Novo/TJMT e Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio das secretarias de Turismo e Meio Ambiente.
As inscrições já podem ser feitas no site cronorally.com.br.