Parágrafo Novo
A temporada de 2024 da Fórmula 1 oficialmente chegou ao fim. Neste domingo, na última corrida do ano, em Abu Dhabi, no circuito Yas Marina Circuit, Lando Norris liderou do começo ao fim, venceu a prova e garantiu o título de construtores para a McLaren.
A dupla da Ferrari, Carlos Sainz e Charles Leclerc, fechou o pódio, ficando em segundo e terceiro, respectivamente. Lewis Hamilton e George Russel, ambos da Mercedes, vieram na sequência, em quarto e quinto. Inclusive, esta foi a última corrida do hexacampeão mundial pela escuderia alemã.
Com o título mundial de 2024 já garantido, Max Verstappen, da Red Bull, se chocou na largada e terminou a prova na sexta colocação. Pierre Gasly, da Alpine, Nico Hulkenberg, da Haas, Fernando Alonso, da Aston Martin, e Oscar Piastri, da McLaren, fecharam os 10 melhores.
Assim, enquanto a McLaren fechou a temporada com 666 pontos conquistados no mundial de construtores, a Ferrari fez 652. A Red Bull ficou em terceiro, com 589.
A prova
A corrida começou com grandes emoções. Logo na largada, Oscar Piastri e Max Verstappen se tocaram e rodaram, caindo assim para as últimas posições da corrida. Lando Norris, que era o pole polition, manteve a ponta.
A prova, inclusive, não começou nada bem para a Red Bull. Além de Verstappen, quem também rodou foi Sergio Pérez, que precisou até mesmo deixar a corrida. O Safety car virtual precisou ser acionado para retirar o carro de mexicano da pista.
Por outro lado, quem se deu bem na largada foi Charles Leclerc que largou em 19º e rapidamente alcançou o oitavo lugar. Ele seguiu escalando posições e, na 12ª volta, já estava em quinto.
Enquanto isso, George Russel e Pierre Gasly brigavam forte pela terceira colocação, entretanto, o francês foi para os boxes e o piloto da Mercedes assumiu a posição. Carlos Sainz, que era o segundo da prova, fez uma boa parada nos boxes, em 2s2, e voltou às pistas no terceiro lugar.
Líder da prova até então, Lando Norris parou nos boxes logo depois e foi mais rápido ainda: apenas 2s. Assim, ele seguiu na ponta da corrida, mas com Carlos Sainz em sua cola.
Pouco depois, foi a vez do campeão Max Verstappen parar nos boxes. Ele aproveitou para pagar os dez segundos da punição que havia recebido devido ao choque com Oscar Piastri. O holandês voltou na 11ª colocação.
Na 32ª volta, Bottas acabou tocando em Magnussen e teve seu pneu furado e sua asa dianteira quebrada. Assim, o finlandês precisou abandonar a prova e terminou a temporada com a Sauber sem pontuar.
Após 45 voltas, enquanto Lando Norris seguia na ponta da prova, com uma vantagem de 5s1 para o vice-líder Carlos Sainz, Oscar Piastri estava em 12º. Charles Leclerc, por sua vez, era o terceiro. Assim, a McLaren estava superando a Ferrari e sendo campeã do mundial de construtores.
Lando Norris seguiu abrindo vantagem para Sainz e terminou a prova na liderança. Na última volta, Lewis Hamilton ainda ultrapassou seu companheiro George Russel e pulou para a quarta posição. Ele havia começado a prova em 16º.
Veja como ficou a classificação do mundial de construtores de F1 de 2024
McLaren, 666 pontos
Ferrari, 652
Red Bull, 589
Mercedes, 468
Aston Martin, 94
Alpine, 65
Haas, 58
Racing Bulls, 46
Williams, 17
Sauber, 4
Max Verstappen (Red Bull), 437 pontos
Lando Norris (McLaren), 374
Charles Leclerc (Ferrari), 356
Oscar Piastri (McLaren), 292
Carlos Sainz (Ferrari), 290
George Russell (Mercedes), 245
Lewis Hamilton (Mercedes), 223
Sergio Pérez (Red Bull), 152
Fernando Alonso (Aston Martin), 70
Pierre Gasly (Alpine), 42
Nico Hülkenberg (Haas), 41
Yuki Tsunoda (Racing Bulls), 30
Lance Stroll (Aston Martin), 24
Esteban Ocon (Alpine), 23
Kevin Magnussen (Haas), 16
Alexander Albon (Williams), 12
Daniel Ricciardo (Racing Bulls), 12
Oliver Bearman (Haas), 7
Franco Colapinto (Williams), 5
Zhou Guanyu (Sauber), 4
Liam Lawson (Racing Bulls), 4
Valtteri Bottas (Sauber), 0
Logan Sargeant (Williams), 0
Jack Doohan (Alpine), 0