Parágrafo Novo
Por: Oliveira Júnior
Da Redação
A menos de 30 dias para a largada da 22ª Edição do Rally Ecológico, o trabalho da organização não para. Enquanto o diretor técnico da prova de regularidade, Haroldo Pires, percorre as trilhas para a aferição do percurso, outros integrantes da equipe de trabalho do Sportsmotor Motor de Automobilismo se revezam em múltiplas tarefas, que vão desde a busca por patrocínio, criação de artes, confecção de material de divulgação, premiação, logística, segurança e alimentação.
Nesse sábado, por exemplo, em pleno feriado de finados, parte da equipe estará em Bom Sucesso, no município de Várzea Grande, para uma inspeção técnica. Os dirigentes vão ao local, que é um dos pontos turísticos da cidade, para definir os locais de largada e chegada, por exemplo, afinal, este ano a prova será na chamada ‘Rota do Peixe’.
“Anteriormente havíamos programado a largada na Região da Passagem da Conceição, as margens do Rio Cuiabá, mas nos deparamos com uma grande devastação numa área verde, que vai totalmente contra a política ambiental do Rally Ecológico. Enquanto nós plantamos meio milhão de árvores em 21 anos, estão destruindo uma imensa área verde na região e derrubando muitas árvores. Imediatamente mudamos o local da largada para Bom Sucesso, uma comunidade tradicional que tem tudo a ver com nosso evento”, declarou Luiz Galvan, referindo-se a motivação da troca do local da largada, devido a obra de um condomínio horizontal.
A área devastada em questão, segundo as autoridades, possui todas as autorizações ambientais.
Como o percurso só é conhecido pelos pilotos e navegadores na noite anterior a largada, dia 29/11, quando as planilhas são entregues com o kit, o suspense prossegue até o dia 30, quando as primeiras motos e carros formarão um grid seleto a partir das 7h.
Mas o diretor Haroldo Pires adiantou que o visual da trilha será inédito e recompensador. “Teremos obstáculos, como todo rally tem, mas a paisagem vai agradar a todos”, disse.
Segurança
Além de todos os inscritos estarem cobertos por uma apólice de seguros contra acidentes, da Capemisa/Reolon Seguros, o que é obrigatório em eventos automobilísticos, a organização firmou parceria com a Clínica Inovacor, que enviará uma UTI Móvel para o local de largada, com uma equipe médica de plantão.
“Antes da largada, no dia 30 (um sábado) os participantes terão algumas surpresas oferecidas pelos patrocinadores”, adiantou Galvan.
O Rally Ecológico/2024 tem patrocínio de Energisa e apoio de Prefeitura de Várzea Grande, Deputado Carlos Avalone, Postos Morada, Elitte Multiserviços, Reolon Seguros/Capemisa, D’Car Locadora, Inovacor, Verde Novo e Grupo Gazeta de Comunicação. Inscrições abertas até 28/11 em cronorally.com.br.