Parágrafo Novo

Autódromo Internacional de Cuiabá

Código tulipa, velocidade x regularidade: saiba tudo

Por: Oliveira Júnior

Editor


Quem nunca participou de um rally de regularidade confunde a competição com as provas de velocidade. Na 22ª Edição do Rally Ecológico, que será disputada no dia 30 (sábado) em Várzea Grande, a grande maioria dos inscritos é novata e participará do evento pela primeira vez.

Por isso a organização agendou para a véspera da largada, no dia 29 (sexta-feira) um curso de navegação, no auditório do Grupo Gazeta, para tirar todas as dúvidas das duplas inscritas nas categorias 4x4 Master, 4x4 Turismo e 4x2, além da categoria motos.

O curso será ministrado pelo diretor técnico do evento, Haroldo Pires e termina com a entrega dos kits aos participantes. O experiente piloto da categoria moto, que viaja o País organizando eventos e trabalhando em grandes provas, como o Rally dos Sertões, explica as diferenças entre as prova de regularidade e velocidade.

“O Sertões, o Dakar, e outras provas do gênero, são rallys de velocidade. Os pilotos seguem a planilha, e vence cada etapa aquele que percorre o trecho num menor tempo, com muitos obstáculos naturais, ainda há deslocamentos não cronometrados”, disse, salientando: “As provas se velocidade são disputadas em circuitos isolados, sem trânsito, onde as estradas são fechadas exclusivamente para a prova”, explicou, para em seguida detalhar como funcionam as provas de regularidade.

“Como o próprio nome diz, vence a prova a dupla ou piloto de moto, que for mais regular, que se aproximar ao máximo do melhor tempo estimado. Diferente da velocidade, a média horária em eventos como o Ecológico é baixa, mas também exige muita concentração do navegador”, citou Pires.

“Se a planilha manda acelerar a 40 Km na estrada e você tem terminado tempo para chegar a um ponto, é importante obedecer a média, afinal, cada segundo de atraso ou adiantamento implica em perda de pontos, assim, o vencedor é aquele que perde menos pontos”, lembra o diretor.

E é exatamente a exigência dessa concentração e sintonia entre piloto e navegador que torna a prova cada vez mais emocionante.

O curso da próxima sexta (29), que começa às 19h, também vai detalhar o código tulipa (conjunto de sinais que identificam direção, obstáculos e referências no mapa de navegação).

Paisagem

Na semana passada, Haroldo Pires percorreu a trilha e postou nas redes sociais alguns dos locais por onde os competidores vão passar, com belas paisagens e neutralizados (parada) em pontos turísticos, como uma fábrica de rapadura, no município de Nossa Senhora do Livramento, onde existe até um museu.

O Rally Ecológico tem o apoio de Postos Morada, Reolon Seguros, Ellite Multiserviços, Programa Verde Novo, D’Car Locadora, Inovacor, Grupo Gazeta de Comunicação e patrocínio de Energisa.


Oliveira Júnior

17 de abril de 2025
Evento será disputado dia 26 no Kartódromo Internacional do Parque Novo Mato Grosso
12 de abril de 2025
Organização procura novo circuito para sediar terceira etapa nacional
10 de abril de 2025
Primeira corrida será em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia
6 de abril de 2025
Circuito mato-grossense pode ser palco de competição inédita
2 de abril de 2025
Roni Fonseca comanda comissão de velocidade na terra
1 de abril de 2025
Evento terá prova noturna com os melhores pilotos do País
27 de março de 2025
Dia Mundial do 4x4 será celebrado no Parque das Águas
Por orlando oliveira 13 de março de 2025
Evento marca pré-inauguração de circuito internacional
Por orlando oliveira 11 de março de 2025
Pilotos de Mato Grosso no Capacete de Ouro/2025
2 de fevereiro de 2025
Circuito integra conjunto de obras do Parque Novo Mato Grosso
Calor motivou iniciativa