Parágrafo Novo

Autódromo Internacional de Cuiabá

Primeira corrida será em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia

Por: Oliveira Júnior

Da Editoria



O Campeonato Brasileiro de Autocross/2025 começa só em maio, mas as equipes já estão se mobilizando para organizar a logística da primeira etapa, programada para a cidade de Luís Eduardo Magalhães, no interior da Bahia. A cidade, movida pelo agronegócio, principalmente o cultivo de soja, será palco da largada da competição.

E além de terem de brigar por posições na pista, os pilotos se preparam para um outro desafio: o deslocamento para o local das corridas. Luís Eduardo Magalhães, fica a 1.673 Km de Cuiabá, a 1,279 Km de São Paulo e a 470 Km de Brasília. Da capital Salvador, até lá, são 957 Km, quase 15 horas de viagem, o que torna inviável o trajeto aéreo de Cuiabá à capital baiana, para em seguida um percurso de estrada.

Por isso a maioria das equipes optou por um deslocamento aéreo até Brasília, para em seguida seguir viagem pela BR 020, até o ponto de chegada, com tempo de viagem previsto de 7h20.

“Faz parte, como a cidade não tem vôo direto, temos que estudar a melhor opção para seguir até lá, e, esta por Brasília, para nós de Mato Grosso, é a melhor opção”, conta o piloto Reck Júnior, de Campo Novo do Parecis, atual campeão brasileiro.

E a maioria dos pilotos que disputam a competição são exatamente desses dois estados: Bahia e Mato Grosso, com a participação de poucos representantes do Sul e Sudeste.

Curiosamente, a região que foi a precursora da modalidade no País, a Sul, onde surgiram as primeiras Gaiolas, em Apucarana-PR, é a que menos pilotos inscreveu no Brasileiro de Autocross.

Para transportar os carros serão necessários caminhões cegonha que vão pelo menos uma semana antes dos pilotos, o que exige um planejamento mais detalhado, a fim de evitar imprevistos.

Após as corridas de Luís Eduardo Magalhães, que serão disputadas de 2 a 4 de maio, o calendário aponta para Rio Verde-GO (em julho), a 704 Km da Capital; Dourados-MS (em setembro) a 931 Km e por a capital mato-grossense, em novembro, com a grande final.

Oliveira Júnior

14 de novembro de 2025
Circuito mato-grossense foi comparado ao milionário traçado do Bahrein
Por orlando oliveira 14 de novembro de 2025
A novidade é o número de praças novas ou que retornam ao cronograma
14 de novembro de 2025
Jornalistas, autoridades e convidados foram surprendidos com medida
14 de novembro de 2025
Calendário da próxima temporada inclui novíssimo Autódromo de Cuiabá
14 de novembro de 2025
Piloto representa Mato Grosso na categoria e compete sexta e sábado em Cuiabá
14 de novembro de 2025
Apesar da estragos em parte da arquibancada, boxes escaparam intactos
13 de novembro de 2025
Piloto experimentou a velocidade na terra na pista do Bom Futuro
13 de novembro de 2025
Torcedores de outros estados foram supreendidos com encerramento das vendas
13 de novembro de 2025
No primeiro ano da "era SUV", equilíbrio e imprevisibilidade permanecem
13 de novembro de 2025
Pilotos experientes rasgaram elogios ao traçado do circuito e a estrutura
Calor motivou iniciativa