Parágrafo Novo
Autódromo Internacional de Cuiabá
Primeira corrida será em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia

Por: Oliveira Júnior
Da Editoria
O Campeonato Brasileiro de Autocross/2025 começa só em maio, mas as equipes já estão se mobilizando para organizar a logística da primeira etapa, programada para a cidade de Luís Eduardo Magalhães, no interior da Bahia. A cidade, movida pelo agronegócio, principalmente o cultivo de soja, será palco da largada da competição.
E além de terem de brigar por posições na pista, os pilotos se preparam para um outro desafio: o deslocamento para o local das corridas. Luís Eduardo Magalhães, fica a 1.673 Km de Cuiabá, a 1,279 Km de São Paulo e a 470 Km de Brasília. Da capital Salvador, até lá, são 957 Km, quase 15 horas de viagem, o que torna inviável o trajeto aéreo de Cuiabá à capital baiana, para em seguida um percurso de estrada.
Por isso a maioria das equipes optou por um deslocamento aéreo até Brasília, para em seguida seguir viagem pela BR 020, até o ponto de chegada, com tempo de viagem previsto de 7h20.
“Faz parte, como a cidade não tem vôo direto, temos que estudar a melhor opção para seguir até lá, e, esta por Brasília, para nós de Mato Grosso, é a melhor opção”, conta o piloto Reck Júnior, de Campo Novo do Parecis, atual campeão brasileiro.
E a maioria dos pilotos que disputam a competição são exatamente desses dois estados: Bahia e Mato Grosso, com a participação de poucos representantes do Sul e Sudeste.
Curiosamente, a região que foi a precursora da modalidade no País, a Sul, onde surgiram as primeiras Gaiolas, em Apucarana-PR, é a que menos pilotos inscreveu no Brasileiro de Autocross.
Para transportar os carros serão necessários caminhões cegonha que vão pelo menos uma semana antes dos pilotos, o que exige um planejamento mais detalhado, a fim de evitar imprevistos.
Após as corridas de Luís Eduardo Magalhães, que serão disputadas de 2 a 4 de maio, o calendário aponta para Rio Verde-GO (em julho), a 704 Km da Capital; Dourados-MS (em setembro) a 931 Km e por a capital mato-grossense, em novembro, com a grande final.